Alguma vez você já deve ter se perguntado como saber se estou recebendo uma boa assistência no elevador.
Pois todo o elevador instalado deve receber manutenção preventiva mensalmente, que geralmente fica a cargo da empresa que instalou o equipamento.
Isto gera um investimento mensal fixo para sua residência, comércio ou condomínio, então como você não tendo conhecimento nessa área pode procurar saber como está a assistência do seu elevador.
Querendo lhe informar como saber se está recebendo uma boa assistência no elevador, preparamos um material completo ou a melhor maneira (e mais prática) de conseguir verificar isto.
Da competência
Hoje em dia cada vez mais as pessoas têm menos tempo e a qualidade dos serviços pode cair pelo giro de funcionários de uma empresa. Por isso, veja as melhores dicas, como solucionar e saber se a empresa de elevador atual está fazendo uma boa manutenção preventiva.
Portanto veja algumas dicas práticas e avalie a inspeção:
- O técnico vem todo mês fazer a inspeção técnica.
- O técnico passa pelo menos uma hora fazendo a inspeção
- É conferido todas as portas, casa de máquinas e poço.
- A dica é deixar alguém ou o zelador responsável por acompanhar a inspeção da empresa.
- Caso ninguém puder acompanhar, verifique nas câmeras de segurança a hora da entrada e saída do técnico.
- Observe a frequência de manutenções e peças novas colocadas, talvez já esteja na hora de uma modernização no elevador.
- Em casos de custo da energia elétrica acima de outros prédios com o mesmo número de andares, também pode ser o caso de uma modernização do elevador ou fazer com que os circuitos sejam mais inteligentes.
Levando em conta que a inspeção técnica é cobrada mensalmente pelas empresas, tudo deve estar funcionando.
Sabemos que sua segurança é o resultado de um bom funcionamento de inúmeros circuitos e dispositivos que devem ter acompanhamento e mantidos em ordem.
Bem como, saber se seu elevador está recebendo uma boa assistência é um direito seu e abrange a segurança de todos à sua volta.
Porém, o modo mais prático de você conseguir ter uma real noção do serviço que está sendo entregue pode ser muito fácil e geralmente sem custo.
O maior mito sobre empresas de elevadores
Empresas de elevadores podem fazer contratos com os clientes e tentar forçar uma permanência do cliente a ela. Porém como saber se a revisão do elevador está em dia sem perguntar a empresa.
Entretanto, você pode pedir uma avaliação por outra empresa séria do segmento, uma que seja revenda e manutenção de elevadores multimarcas. Geralmente sem custo e rapidamente você conseguirá ver tudo o que está se passando.
Esta empresa terá que estar embasada com as normas da NBR ou das normas vigentes do estado que o elevador está instalado.
Neste relatório de inspeção (vistoria) deverá conter:
- Nome da empresa e identificação formal.
- Data da realização, nome do profissional responsável pela vistoria.
- Normas vigentes, como:
- NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação;
- NBR 16042:2012 – Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas;
- NM 313: 2007 – Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação- Requisitos particulares para acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência.
- NBR 16083:2012 – Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes- Requisitos para instruções de manutenção;
- NBR 15597 – Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores Existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas;
- NBR 5666 – Elevadores Elétricos: Terminologia;
- NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.
- Nome do responsável do local que acompanhou a vistoria.
- Check-list de itens verificados, como:
- Cabina: Comandos, sinalização, iluminação, painéis, piso, aba de soleira, conforto no percurso, iluminação de emergência, teto, intercomunicador e barra de proteção eletrônica.
- Pavimento: Ajustes de portas, comando e sinalização.
- Casa de Máquinas/ Espaço de maquinarias e polias: Ambiente, segurança, limpeza,máquina de tração, freio da máquina de tração, polia de tração, motor de tração, regulador de velocidade, entrada de força, aterramento, quadro de comando.
- Operador de Portas: Limpeza e lubrificação, motor do operador, contatos de operador de porta, rampa articulada, Ajuste da porta de cabina.
- Estrutura e Suspensão: Limpeza, lubrificação, verificação do aparelho de segurança, cabos de tração, corrediças, caixa de conexão, corrente de compensação, última altura.
- Caixa de Corrida: Limpeza, Guias Limites, placas, fiações, cabos de manobra, contrapeso.
- Poço: Limpeza, verificação da polia tensora, do cabo do regulador de velocidade e parachoques.
- As normas técnicas necessitam estar referenciadas, entre parênteses, ao lado dos itens não conformes referenciados com foto.
Podemos exemplificar como saber se estou recebendo uma boa assistência no elevador quando receber um relatório dessa forma.

Dessa forma, já comece a avaliar o atendimento e a organização da empresa que está fazendo o laudo para seu elevador. Pois você pode torná-la a empresa atual que irá assumir as revisões.

Pois não faltam empresas que deixam a desejar nas manutenções preventivas, por estarem com muitos clientes, falta equipe experiente e gestão das mesmas.
Em suma, seja interessado e bom negociador. Além de conseguir ter um bom serviço, pode até conseguir baixar o preço ou pelo menos pagar por alguma coisa que realmente está sendo feita.
Para isto, conte com a Starke Elevadores. São 25 anos de experiência para melhor lhe atender.