Vamos deixar bem claro e objetivo, em casos de incêndio usar o elevador pode aumentar muito a chance de acontecer uma tragédia. Porém, na hora do desespero, onde o primeiro pensamento é sair dali o mais rápido possível, pode-se cogitar essa opção.
Sempre vá de escada pois é muito mais seguro e previsível, mantendo a calma para não ocorrer uma queda enquanto está descendo.
Pois um dos casos mais famosos, no sentido pejorativo da palavra, aconteceu em um incêndio na cidade de São Paulo. Onde foram encontradas 13 pessoas carbonizadas dentro do elevador, impossibilitando a identificação dos corpos.
O local do ocorrido ficou até amaldiçoado, e virou a lenda das 13 almas, uma história para quem gosta de contos sobrenaturais baseado em fatos reais.
Voltando ao tema segurança, você está no lugar correto, continue lendo conosco e saiba do porque isso ocorre e que isso pode salvar a sua vida e a de outras pessoas.
Que fique claro, não use o elevador em caso de incêndio.
Entender que o elevador em caso de incêndio pode lhe prender dentro dele e o resgate pode não chegar a tempo já pode salvar algumas vidas.
Quando se fala em preservar vidas, a primeira ideia quando toca o alarme é sair o mais rápido possível do ambiente. E assim pensamos que utilizar a escada seria o meio mais demorado.
Agora imagine que você está acompanhado com uma pessoa que tem deficiência física, que a escada nunca seria uma opção em ocasiões normais.
Pois fica cada vez mais convidativo o uso do elevador nessas situações. Porém não deixe se levar e trocar uma solução difícil por algo sem solução viável.

Quais os perigos?
É iminente o chamado dos bombeiros quando o alarme de incêndio é acionado, e então quando houver a chegada deles no local, a primeira providência será desligar toda a energia elétrica, evitando chances de explosões por curto circuito.
Assim como o próprio curto circuito pode desarmar os disjuntores, pois quando duas correntes se alcançam pode ocorrer princípios de incêndio ou até explosões.
Então já pode prever que sem energia o elevador irá ficar parado, com as portas fechadas e a única esperança é ter área no celular para ligar aos bombeiros informando qual andar imagina que está preso.
Porém se as chamas se alastrarem, um resgate vai ficando cada vez mais dificultoso. O fogo vai debilitar as ações por parte do Corpo de Bombeiros.
O que ocorre quando se fica preso em um elevador:
- A fumaça irá tomar conta do elevador, gerando uma intoxicação nas pessoas
- O próprio fogo em si pode chegar a cabine
- A parte do sistema de emergência do elevador pode ser comprometido por conta do fogo e não voltar a funcionar após retorno da energia
Em dicas práticas, o que fazer nessas horas?
Alguns lugares contam com brigadas de incêndio, e o primeiro passo é seguir as instruções deles e também ficar atento caso pedirem sua ajuda para organizar coisas mais simples que não o coloquem em risco.
Caso não haja brigada de incêndio para lhe orientar, escolha por primeiro as passagens, geralmente escadas com portas corta-fogo. Elas serão sua principal escolha nesse momento, como o próprio nome diz, ela impede que o fogo alastre para outro ambiente. Mas cuidado!
Para saber se há fogo no ambiente que você quer adentrar, encoste levemente na maçaneta da porta, como a maioria é feita de ferro, ela estará quente se o fogo já dominou o ambiente que você considera entrar.
Caso não possa usar a escada e precisar abrir uma janela, tenha certeza que as outras janelas do ambiente estejam fechadas, evitando uma corrente de vento que pode lhe trazer fumaça e também o aumento das chamas.
Também tenha em mente que a fumaça é quente e estará concentrada sempre mais acima do ambiente, ou seja, no teto. Então se movimente agachado ou deitado, evitando respirar esse ar contaminado.
Em conclusão, esperamos que você tenha entendido e que nunca precise usar essas dicas.
Conte com a Starke Elevadores e não conte com a sorte.